Rapidamente, o PIX se tornou o principal meio de pagamentos e queridinhos dos brasileiros
Alerta geral, 02 de fevereiro de 2025, destaca comunicado da Receita Federal para brasileiros que fazem pagamentos via PIX.
A partir de informações do portal FDR e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em benefícios, detalha agora qual foi o comunicado da Receita Federal que atinge em cheio os brasileiros.
Ocorre que a Receita Federal está alertando sobre fraudes envolvendo pagamentos via PIX.
Nesse caso, criminosos induzem as pessoas a acreditarem em um falso imposto sobre transações.
Esse tipo de desinformação tem provocado pânico e compromete um dos meios de pagamentos mais revolucionários.
QUAL O COMUNICADO DA RECEITA FEDERAL?
Os golpistas estão usando aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para espalhar boatos sobre uma suposta tributação para pagamentos via PIX superiores a R$ 5 mil.
Essas mensagens frequentemente imitam documentos oficiais, enganando os usuários e por isso, a Receita Federal resolveu se manifestar.
A Receita Federal destacou que não existe nenhum imposto sobre pagamentos via PIX. Não há respaldo legal ou constitucional para a criação de uma taxação sobre esse meio eficiente de pagamento.
As ações implementadas nos ano passado têm como intuito aperfeiçoar o monitoramento das transações realizadas com tecnologias de pagamento, como o PIX e carteiras digitais.
Vale pontuar que essas medidas não implicam custos extras para os usuários de Pessoa Física.
AFINAL, QUAL É O NOVO GOLPE DO PIX?
O fato é que também está circulando um novo golpe, onde os criminosos utilizam Trojans, também conhecidos como ‘Cavalos de Troia’.
Tratam-se de softwares maliciosos disfarçados como arquivos ou aplicativos legítimos. Eles conseguem infiltrar-se nos celulares das vítimas, aplicar golpes e roubar dados, incluindo dinheiro.
A partir de informações do portal Tec Mundo e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em benefícios, detalha agora dicas para não cair nesse novo golpe.
Os ladrões utilizam malwares bancários, que infectam os dispositivos das vítimas. Isso acontece por meio de aplicativos falsos que não foram baixados das lojas oficiais.
Quando uma transferência via PIX é feita, o malware bloqueia a tela do dispositivo até que a transação seja finalizada.
Durante esse período, o aplicativo com vírus muda automaticamente o destino da transação, normalmente passando despercebido.
Sendo assim, não clique em links suspeitos e caso note algo estranho em seu aplicativo do banco, entre em contato com os canais oficiais da instituição financeira para relatar o problema.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, com a expansão de fraudes, a Receita Federal destaca sobre como se proteger em pagamentos via PIX.
- A principal indicação é desconfiar de mensagens que solicitam dados financeiros ou pessoais, principalmente se forem de fontes não confiáveis.
- Além disso, também existe um novo golpe do PIX que está assombrando os usuários. Por fim, nunca clique em links suspeitos.
Fonte: TV Foco