Portal reúne série de serviços relacionados ao Fisco, inclusive para o Imposto de Renda
A Receita Federal anunciou, na última segunda-feira (4), o lançamento de um novo portal que substituirá o atual Centro de Atendimento Virtual, o Portal e-CAC.
A implementação da plataforma ocorrerá em fases, e sua última etapa contemplará a substituição completa do atual Centro de Atendimento Virtual. Até esse momento, o Portal e-CAC continuará operando normalmente, garantindo a prestação dos serviços até que todos sejam totalmente adaptados à tecnologia do novo Portal de Serviços.
Na primeira etapa, o novo portal operará como um agregador de sistemas, oferecendo um mapa de todos os serviços digitais disponíveis. Esses serviços estarão organizados por segmentos de interesse, como “Cidadão”, “Responsáveis por Negócios”, “Empresas no Simples Nacional”, “MEIs” e outros.
Os usuários terão a opção de navegar através de ícones, menu lateral ou ferramenta de busca. Ao escolher um tema específico, serão direcionados para acessar o conteúdo usando sua conta gov.br. Essa abordagem proporcionará uma experiência mais intuitiva e eficiente aos usuários, facilitando o acesso aos serviços oferecidos pela Receita Federal.
Além disso, o novo portal de serviços também oferecerá funcionalidades para avaliação do site e relato eventual de erros de sistema, com orientações sobre como proceder.
Segundo comunicado da Receita Federal, “O novo portal de serviços é resultado de um longo trabalho de pesquisas e entrevistas com diferentes perfis de usuários, que forneceram diagnósticos precisos sobre a experiência atual frente aos serviços da Receita Federal, além de percepções e ideias valiosas para a construção da nova plataforma.” Essa abordagem centrada no usuário garante uma experiência mais satisfatória e eficiente para os contribuintes.
Fonte: Info Money