Receita Federal lançará portal para simplificar abertura de novos negócios

A simplificação será realizada a partir da junção de sistemas de juntas comerciais, cartórios, prefeituras e governos estaduais

Em 2024, a perspectiva para os futuros empresários brasileiros é de uma facilitação significativa no processo de abertura de empresas. O governo e a Receita Federal estão colaborando no desenvolvimento de um novo portal unificado, visando simplificar esse passo crucial.

A iniciativa busca desburocratizar os procedimentos por meio da integração da comunicação entre a União, estados, Distrito Federal e municípios. Essa simplificação será concretizada através da união de sistemas de juntas comerciais, cartórios, prefeituras e governos estaduais. Antecipa-se que essa medida reduzirá o tempo necessário para o registro e legalização de novos empreendimentos, proporcionando um ambiente mais propício ao empreendedorismo.

A integração em vários níveis dos procedimentos eliminará redundâncias, prevenirá duplicidades de informações e acelerará os processos, resultando em uma experiência mais eficiente para os empreendedores. Além de simplificar os registros e formalizações, o novo portal contribuirá para a padronização de processos, tornando as regras mais claras e uniformes em todo o território nacional.

A expectativa é que essa padronização nacional e simplificação melhorem a experiência do cidadão durante o processo de abertura e legalização de empresas, tornando-o mais simples e intuitivo. Essa mudança visa fomentar o empreendedorismo, estimulando a formalização de empresas.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, destaca a importância dessa ação, considerando-a um passo significativo em direção ao sonho compartilhado pelos brasileiros. Ele ressalta que as pesquisas do Sebrae indicam que abrir o próprio negócio é o segundo maior sonho do brasileiro, e a redução da burocracia contribuirá para ampliar a motivação das pessoas em criar empresas, gerando empregos e fortalecendo a economia do país.

Fonte: Contábeis

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conheça nossas Redes Sociais

Últimos posts

Assuntos relacionados
Fechar Menu