Gov.br limita permanentemente acesso de robôs ao e-CAC para otimizar serviços

Em uma iniciativa para otimizar a experiência do usuário, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a Plataforma Gov.br limitará o acesso de robôs a partir de 25 de setembro.

A ação tem como foco principal o Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte (e-CAC) da Receita Federal, que atualmente recebe 80% de todos os acessos robotizados aos serviços digitais federais. A medida visa proteger os 150 milhões de usuários cadastrados na plataforma contra interrupções causadas por tráfego robotizado excessivo.

O MGI está tomando medidas rigorosas para assegurar que o tráfego de robôs não prejudique o acesso dos cidadãos aos serviços online. O acesso robotizado desproporcional, que realiza múltiplas consultas em um curto período de tempo, tem sido uma preocupação crescente, pois consome recursos significativos que poderiam ser melhor utilizados para atender às necessidades dos contribuintes.

Para combater isso, a plataforma agora permitirá apenas 15 sessões simultâneas por contribuinte. Uma sessão é definida como uma única conexão de um dispositivo ao e-CAC. Segundo a Receita Federal, essa restrição não afetará os usuários que acessam o portal diretamente, garantindo que o serviço continue eficiente para o público em geral.

A iniciativa é uma resposta à crescente demanda por serviços digitais e à necessidade de garantir que esses serviços sejam acessíveis a todos os brasileiros. Com a nova política, o governo espera equilibrar o uso de recursos e oferecer uma experiência de usuário mais estável e confiável.

Fonte: CRCRJ

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conheça nossas Redes Sociais

Últimos posts

Assuntos relacionados
Fechar Menu