Contribuintes recebem prazo para corrigir valores de IRPJ e CSLL após decisão do STJ

Em uma decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de 26 de abril de 2023, foi definido que os contribuintes que reduziram indevidamente os valores do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) , em desacordo com o artigo 30 da Lei 12.973/2014, têm até o final de julho deste ano para regularizar sua situação com a Receita Federal.

Cerca de 5 mil contribuintes foram identificados pela Receita Federal como possíveis infratores, pois aparentemente reduziram os valores do IRPJ e CSLL, excluindo indevidamente os benefícios fiscais do ICMS de suas bases tributáveis. Essa ação ocorre apesar de tais benefícios não aumentarem os resultados econômico-financeiros das empresas, já que não são destinados a elas.

A Receita Federal começou a notificar esses contribuintes sobre a possibilidade de regularização em 10 de maio, através de notas e correspondências.

Mesmo aqueles contribuintes que já estão sob fiscalização ou que já foram autuados, a regularização dentro do prazo permitido pela autuação pode resultar em uma redução substancial das multas, até 50% do valor.

A regularização também oferece a possibilidade de parcelamento em até 60 meses e, para aqueles contribuintes que já foram autuados, uma redução significativa das multas e juros através da adesão ao Programa Litígio Zero.

Fonte: CRCRJ

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conheça nossas Redes Sociais

Últimos posts

Assuntos relacionados
Fechar Menu