Conheça jogos que ensinam a poupar e investir

O “Piquenique” e o “Bons Negócios” são jogos para desenvolver o interesse pela educação financeira dentro das escolas brasileiras de uma forma divertida e interativa. Assim como estes, existem vários jogos que ensinam a poupar e investir.

A iniciativa é do Instituto Brasil Solidário, em parceria com o Bank of América Merrill Lynch. As empresas começaram o projeto nos municípios de Pindoretama, Beberibe e Cascavel, no ano de 2017, no Ceará.

Agora, o projeto se expande com distribuição gratuita em 19 escolas da rede pública de ensino, em São Paulo.

Um jogo é de tabuleiro e outro, de cartas. Porém, ambos têm como objetivo apresentar os desafios recorrentes do dia a dia da educação financeira.

Matéria que, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deverá ser abordada principalmente nas disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza. O tema é ainda mais fundamental, já que quatro em cada dez brasileiros estão endividados.

Dados divulgados pela Serasa Experian mostram que 61,2 milhões de pessoas estão inadimplentes no país, o que corresponde a 36% da população economicamente ativa do país, de 169,1 milhões.

jogos que ensinam a poupar e investir

8 jogos que ensinam a poupar e investir

1 – Piquenique

Para alunos entre 6 e 10 anos de idade, o jogo de tabuleiro traz um formato leve e divertido. Nele, os jogadores poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças.

Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas.

O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima à realidade desses alunos.

2 – Bons Negócios

Ideal para estudantes entre 10 e 14 anos. O jogo de cartas visa primordialmente a aproximá-los da experiência prática de investir.

Abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação. Além de abordar uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

3 – Monopólio

O famoso jogo faz com que a criança aprenda a lidar com o dinheiro. Além de conhecer moedas e notas.

Ele também ensina os filhos a poupar e a gerir investimentos com a compra das propriedades e as rendas que podem daí advir. Simultaneamente, treina a capacidade de negociação e a gestão da poupança.

Isso porque cada jogador deve se resguardar, guardando dinheiro suficiente para pagar uma renda, caso caia na casa de um adversário.

4 – SimCity

Mais um jogo que pode ajudar a interiorizar conceitos-chave para uma melhor gestão do orçamento familiar, desta vez, através do computador.

Se aceitar o desafio, o participante encarna online o papel de um presidente de Câmara, que tem de saber construir e gerir a sua cidade e negociar com as metrópoles vizinhas.

5 – Bate-bola financeiro

O game Bate-bola financeiro é gratuito e online. Ele oferece uma abordagem inovadora para um melhor entendimento sobre a gestão do dinheiro.

Traz temas como uso responsável do crédito para jovens e adultos, ao mesmo tempo que se associa à paixão do futebol.

6 – Desafio Espacial

Nesse game de aventura, disponível para iOS e Android, você assume o lugar de Pedro, um garoto que viajou para o espaço sem querer e que precisa juntar dinheiro suficiente para comprar um propulsor que o trará de volta ao planeta Terra.

Em meio aos obstáculos que surgem pelo caminho, as dicas financeiras são dadas por um gerente do Banco do Brasil, que orienta sobre controle de gastos. O jogo foi pensado para jovens universitários.

7 – Quatro Porquinhos

Esse é mais um dos jogos que ensinam a poupar e investir. Ele é baseado em uma atividade que ensina a criança sobre o valor do dinheiro e como ela deve poupar para conseguir realizar seus sonhos.

A primeira etapa, “a conquista”, propõe uma série de atividades para que você, em casa, possa ensinar o que é um salário e o valor do trabalho.

É possível negociar com a criança algumas tarefas que fiquem sob responsabilidade dela para fazer jus à mesada ou semanada, dependendo da idade da criança.

8 – Bankids

Neste site a criança vai aprender não só o valor do dinheiro, mas também sobre outros valores muito importantes, relacionados às finanças.

Ibovespa aproxima os jovens da bolsa de valores

A BM&FBovespa também possui jogos que ensinam a poupar e investir. Eles são voltados para jovens entre 7 e 10 anos.

O Turma da Bolsa tem games e histórias em quadrinhos. Além de fábulas e vídeos voltados para educação financeira.

A criança cadastrada, ao navegar neste conteúdo, acumula pontos chamados tererês, que é a moeda do site. Com elas, pode gastar nos games para conseguir pistas, por exemplo.

O Jogo das Profissões traz dois conceitos para o jovem. O primeiro é conhecer as profissões, o que interfere na vida financeira do indivíduo. O segundo, que é subjetivo, é a experimentação do risco.

No Caça-Palavras, o objetivo é encontrar em um emaranhado de letras palavras da área de economia que a criança escuta dos pais diariamente. O jogador tem cinco minutos para encontrar sete palavras. Quando as encontra, aprende o que elas significam em textos com rimas, o que ajuda a criança a gravar.

Além dos jogos, há vídeos do Porco e o Magro, que ensinam sobre educação financeira com diálogos próximos do universo das crianças. Os personagens mostram que é preciso pensar antes de sair comprando algo e a pensar em perguntas como “o que eu quero?’, “posso comprar?” e “preciso disso?”. O site ainda tem fábulas em áudio e tirinhas em quadrinhos com o tema.

 

Educação financeira

Os jogos que ensinam a poupar e investir são úteis para crianças e adultos que querem aprender mais sobre a sua própria economia. Aprender o valor do dinheiro e como o gerir pode ser divertido. Basta recorrer aos jogos sobre finanças pessoais para assimilar alguns conceitos que o ajudarão a gerir o orçamento.

Existem muitos benefícios para quem pratica um controle financeiro pessoal. Essa prática pode te livrar daquelas dívidas intermináveis e ainda te ajudar a atingir seus objetivos pessoais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conheça nossas Redes Sociais

Últimos posts

Assuntos relacionados
Fechar Menu