Os Diferentes Tipos de Liderança

Liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, os transformando em uma equipe que gera resultados. Um líder possui a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que colaborem de forma voluntaria e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização, além de, planejar ações e montar boas estratégias, permitir a participação dos colaboradores na tomada de decisões, atuando como educador, negociador, incentivador, coordenador e desenvolvedor de novas competências as pessoas em diferentes situações e contextos.

Os tipos de líderes e os estilos de liderança são peças fundamentais no estudo dos comportamentos do líder independentemente das suas características pessoais. Pode-se dizer que a tipologia do líder está mais ligada a traços da personalidade enquanto que os estilos de liderança estão mais ligados ao que o líder faz.

Segundo o jornalista científico Daniel Goleman, os executivos usam seis estilos de liderança, mas apenas quatro exercem um efeito positivo sobre o clima organizacional e os resultados. Vejamos cada estilo de liderança com mais detalhes:

 

  • O Estilo Autoritário (Visionário): O líder autoritário é um visionário; ele impulsiona as pessoas ao deixar claro como o trabalho delas se integram numa visão maior para a organização. Pessoas que trabalham para esses líderes entendem que o que fazem é importante e por quê.

 

  • O Estilo Coaching: Os líderes assim ajudam os funcionários a identificarem suas forças e fraquezas únicas e as vinculam aos seus anseios pessoais e de carreira. Encorajam os funcionários a criarem metas de desempenho de longo prazo e os ajudam a desenvolver um plano para atingi-las. Fazem acordos com seus funcionários sobre seus papeis e responsabilidades em cumprir planos de desenvolvimento e dão instruções e feedback abundantes.

 

  • O Estilo Afiliativo: Esse estilo de liderança gira em torno das pessoas. O líder afiliativo se esforça para manter os funcionários contentes e criar harmonia entre eles. Ele coordena desenvolvendo fortes vínculos emocionais e depois colhendo o benefício de tal abordagem, ou seja, a lealdade extrema.

 

  • O Estilo Democrático: Esse estilo está relacionado praticamente em dedicar-se a ouvir as ideias e obter aprovação das pessoas, através disso, desenvolve confiança, respeito e compromisso dos liderados. Ao deixar que os próprios colaboradores tenham influência nas decisões que afetam as metas e como realizam trabalho, o líder democrático aumenta a flexibilidade e responsabilidade. E ao ouvir as preocupações dos funcionários, o líder democrático aprende o que fazer para manter a moral elevada. Finalmente, por terem influencia na definição de suas metas e dos padrões para avaliar o sucesso, as pessoas num sistema democrático tendem a ser bem realista sobre o que pode ou não ser alcançado.

 

  • O Estilo Marcador de Ritmo: O estilo marcador de ritmo tem seu lugar no repertorio do líder, porém deve ser usado com moderação. O líder, estabelece os padrões de desempenho extremamente altos e os exemplifica pessoalmente. Ele é obcecado em fazer as coisas melhor e mais rápido, e pede o mesmo a toda a sua volta. Rapidamente mostra o mau desempenho e exige mais dos seus. Se eles não correspondem às expectativas, são substituídos por pessoas que correspondam.

 

  • O Estilo Coercivo (Autoritário): Dentre todos os estilos de liderança o coercivo é o menos eficaz na maioria das situações. Ele traz consigo uma relação de intimidações e decisões mais incisivas, impactando diretamente no clima da organização. Nesse estilo, a flexibilidade é a mais atingida. A toma de decisão extrema do líder de cima para baixo faz morrer novas ideias na raiz. As pessoas se sentem desrespeitadas e não se sentem à vontade para compartilhar suas ideias. De forma semelhante, o senso de responsabilidade das pessoas evapora: incapazes de agir por iniciativa própria, perdem o espirito de participação e se sentem pouco responsável por seu desempenho.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conheça nossas Redes Sociais

Últimos posts

Assuntos relacionados
Fechar Menu